Aguarde...
Av. Castelo Branco, 245 - Sala 104 - Jardim Petrópolis | Varginha/MG

A idade chegou e com ela o óculos para leitura

A idade chegou e com ela o óculos para leitura

Alguns sofrem mais, outros menos, mas é cada vez maior a procura devido ao fato das letras pequenas estarem ficando embaralhadas, das mensagens do celular estarem ficando difíceis de serem lidas e as bulas de remédio com letras cada vez menores. O fato é que o nosso olho passa por essas transformações de maneira natural e de alguma forma devemos dar qualidade de visão.

 

Sempre escutamos que a avó fazia tricô sem óculos, que o avô lia o jornal sem óculos, que a bisavó nunca usou óculos na vida, e que é uma injustiça da natureza usar um óculos na ponta do nariz para ler melhor. Mas quantos dessa época usavam celular o tempo todo para se comunicar ou ler notícias, ou ainda quantas horas por dia utilizam do computador ou precisavam dirigir o dia todo, trabalhar, estudar? É importante ressaltar que os equipamentos eletrônicos não causam problemas e sim indicam que o olho precisa de uma atenção especial.

 

Por isso após os 40 anos devemos manter exames oftalmológicos periódicos, e utilizar o óculos de maneira adequada para cada fase da presbiopia. A abordagem inicial é o óculos para ler, aquele de vista cansada. O óculos com o grau já feito, que é vendido indiscriminadamente, pode acelerar a evolução do problema, bem como atrapalhar o diagnóstico de doenças graves como o glaucoma e degeneração macular, doenças que são detectadas nos exames de rotina com médicos oftalmologistas.

Feita a consulta e diagnosticado o problema vamos para os meios de correção: óculos, lente de contato, e cirurgias. Os óculos são de longe os mais utilizados e dão uma boa qualidade de visão, podem ser de visão simples, bifocais ou multifocais.

 

Para quem não quer usar óculos por vaidade ou dificuldade de adaptação com multifocais ou bifocais temos a opção das lentes de contato, que podem ajudar muito, porém requerem cuidados especiais de manutenção e visitas mais frequentes ao especialista.

 

Por fim a correção com cirurgias, o laser para corrigir a graduação e os implantes de lentes intra-oculares, que associadas à cirurgia de catarata dão o melhor resultado a longo prazo e com grande chance de independência dos óculos.

 

Fonte: https://rsaude.com.br/francisco-beltrao/materia/a-idade-chegou-e-com-ela-o-oculos-para-leitura/5843

Comentários

Categorias